quinta-feira, julho 08, 2010

Brasil - Rio Grande do Sul - Museu do Pão

Ir ao Vale do Taquari, na serra gaúcha, é fazer um passeio belíssimo.
A estrada que nos leva até lá, partindo de Porto Alegre, nos presenteia com vales e montanhas, rios, cachoeiras e lagos, matas de araucária e a arquitetura dos imigrantes .


É nesta região que está se desenvolvendo o projeto “Caminho dos Moinhos”.  Este projeto busca recuperar os moinhos colonias da região, tão importantes na época da migração, e que estão precisando de restauro.



O Moinho de Colognese, em Ilópolis, foi o primeiro a ser restaurado. 
 A este moinho foram anexados o Museu do Pão e a oficina de panificão.

A peça principal deste museu é o próprio moinho
  

O arquiteto responsável pelo projeto, Marcelo Ferraz, diz que o diferencial arquitetônico do complexo fica por conta da harmonia do velho com o novo. Enquanto o moinho é um prédio antigo, o museu e a escola são construções contemporâneas... 


  Neste pequeno conjunto, tudo é museu e museografia, incluindo aí a arquitetura, o jardim, os objetos e seus significados.


 

A coleção de pedras mó - granito e basalto de várias cores e durezas, destinadas a diferentes tipos de moagem de milho e trigo, estão no jardim.


       Vale uma visita
Relembrando
... as construções dos Moinhos Coloniais são testemunhos da época da imigração italiana, no sul do país,  e que, ainda hoje, são encontrados na região da Serra Gaúcha. Este conjunto de moinhos, hoje em número de 7, é que compõe o "Complexo dos Moinhos"ou "Caminho dos Moinhos" Estes moinhos destinavam-se a produção de farinha mas nos últimos tempos, estavam abandonados e decadentes. Iniciou-se um movimento para restauração e, em 2008, re- inauguraram o Moinho Colognese, de Ilópolis, e do anexo contemporâneo que abriga o Museu do Pão e uma Oficina para aulas de panificação....



Localização

Brasil, Rio Grande Sul, Vale do Taquari, Ilópolis.