segunda-feira, abril 25, 2011

Suíça - Lugano - Lago

O lago Lugano com vilas,
pequenos povoados em suas margens
mais a cidade de Lugano, tranquila,
com muitos parques e muitas flores
é um cenário ímpar.













Relembrando
Lugano é uma comuna da Suíça, no Cantão Tessino, do qual é a maior cidade, embora a capital do cantão seja Bellinzona com cerca de 56 719 habitantes.
Lago translúcido, montanhas, parques floridos, clima deliciosamente ameno. A descrição é de Lugano, lugarejo suíço plantado na província de Ticino, bem na divisa com a Itália.
Terra onde as paisagens vislumbradas a cada passo mais parecem quadros de Cézanne – A Baía de L'Estaque, talvez –, e que guarda para outubro agenda multicor, com Festival Internacional de Marionetes, concertos da Settimane Musical e Festa do Outono, verdadeira celebração da cultura local, com comidinhas típicas e apresentação de grupos folclóricos.

Da vizinha Itália, Lugano absorveu os vinhos, a arquitetura, o jeitão expansivo do povo e a descontração que lhe rendeu a alforria da metódica precisão suíça.
Mas a cidade também não nega a pátria à qual pertence, recheada de chocolates divinos, boas relojoarias e respeito aos horários, cidadãos e meio ambiente. O cartão-postal da região é o Lago Lugano, com imperdíveis passeios de barco, e os montes Bré e San Salvatore, um de cada lado.
saiba mais: