sexta-feira, julho 13, 2012

Alemanha: Dresden

  
                                    foto de Sachsische Landesbibliothek

Dresden  é uma cidade da Alemanha, capital do estado da Saxónia. Localiza-se nas margens do rio Elba. Tem cerca de 500 mil habitantes.
Dresden foi  bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados  entre 13 e 15 de fevereiro de 1945, 
0que mudou a face da cidade dramaticamente


Foi só no início da década de 50 que a cidade começou a reconstruir edifícios residenciais e comerciais na região.

Desde o começo do processo de reconstrução, a preocupação com a restauração de alguns monumentos arquitetônicos não foi deixada de lado. O palácio Zwinger (1719), um marco da arquitetura barroca na Alemanha, foi completamente restaurado em 1964. Outras construções importantes, como o Museu Albertinum (1877) e a Casa de Ópera Semper (1841), também foram restaurados.

 A construção, um marco arquitetônico erguido em 1743, sobreviveu às ondas iniciais de bombardeios, mas eventualmente foi engolida pelo incêndio e desabou quase dois dias após o primeiro ataque. A igreja, que dominou a paisagem de Dresden durante dois séculos, foi restaurada ao custo de US$ 251 milhões e reinaugurada em 2005.





 Atualmente, Dresden é uma cidade praticamente 100% reconstruída que reúne edifícios históricos restaurados, arquitetura soviética e modernos prédios construídos após a queda do Muro de Berlim.