Fui conhecer o pantanal matogrosense em Poconé, na Estância Ecológica SESC Pantanal, próximo 130km de Cuiabá. Foi uma experiência inesquecível.
Fiz vários passeios, um foi o "Focagem Noturna", de barco, e que se realiza com navegação à noite pelo rio Cuiabá. Fomos acompanhados por um guia pantaneiro, que nos mostrou alguns animais, aves e jacarés. A riqueza da fauna é impressionante, vimos também capivaras , cardeais, maguaris, biguatingas, urupapás. O passeio possibilita ainda conhecer as flores que só abrem à noite.
Fiz um outro passeio no alvorecer, também de barco, que tem início ainda escuro, às 4:30hs, que é maravilhoso. Vimos o acordar do pantanal. Muita vida, muitos sons, muitas cores. É de uma beleza e emoção indescritíveis.
A aurora é deslumbrante.
Relembrando
Nesta área está o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, criado em 24 de setembro de 1981.
Um bioma único em uma das regiões mais fascinantes do planeta, o Pantanal foi declarado pela Unesco “Reserva da Biosfera” e “Patrimônio Natural da Humanidade”. São 230.000 Km² de vida silvestre, dos quais grande parte está dentro de Mato Grosso, onde nasce e se forma.
Nesta área está o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, criado em 24 de setembro de 1981...
http://www.poconeonline.com/materias.php?id=3858&subcategoriaId=5&id=3286
...A Estância Ecológica SESC Pantanal está situada nos municípios mato-grossenses de Poconé e Barão de Melgaço. Singular em sua organização, atua com nativos, com a comunidade indígena, com pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não governamentais. A tônica é a sustentabilidade ambiental. O compromisso é com a melhoria da qualidade de vida dos que habitam ou trabalham no pantanal. ...
http://www.sescpantanal.com.br/view.php?l=br&idc=2