terça-feira, janeiro 25, 2011

França - Bayeux

Bayeux, fiquei me devendo. Só a placa na estrada.
Gostaria de visitar, especialmente, pela tapeçaria de Bayeux,
 conhecida e reconhecida mundialmente.

"A Tapeçaria de Bayeux é uma obra de arte bordada entre 1070-1080 pelos artesãos da catedral de Canterbury a pedido do bispo Odo de Bayeux (c. 1030-1097), meio-irmão de Guilherme, o Conquistador. Além de representar magnificamente muitas cenas da vida cotidiana nobre do final do século XI, a Tapeçaria retrata a vitória normanda na batalha de Hastings (1066), que teve como conseqüência a posterior conquista normanda da Inglaterra com a derrota anglo-saxã das forças de Haroldo II, rei da Inglaterra (1066) (veja artigo).
Abaixo, vocês podem observar as cenas do tapete, com um breve comentário sobre os personagens representados e o significado das cenas - na primeira frase, em negrito, encontra-se a tradução do texto em latim bordado no tapete, texto localizado sempre acima das cenas.


Cena 11
Os miles do duque William lutam contra os moradores de Dinan, e Conan é a chave para desvendar o mistério . Trata-se de uma cena típica de um combate por um castelo. Os normandos cercaram Conan na mota de Dinan (no centro). Durante essa batalha, os milites, a cavalo, arremessaram suas lanças em direção às muralhas, enquanto outros ateavam fogo às muralhas (dois normandos abaixo do castro). Conan se entrega: ele está de pé, na muralha do castro, passando a chave de Dinan para Guilherme na ponta de sua lança (cena no centro) - Guilherme está montado em um cavalo vermelho, e pega a chave também com sua lança."


Leia mais
http://www.ricardocosta.com/textos/bayeux2.htm

Veja o video com a animação da tapeçaria de Bayeux
http://cafecomciencia.wordpress.com/2009/10/23/tapecaria-de-bayeux-em-versao-animada/