quinta-feira, maio 28, 2020

Aqui é meu lugar


Latitude: 30°01′59″ S
Longitude: 51°13′47″ O
Altitude do nível do mar: 46 m

Isto é Porto Alegre.

Sempre fui fascinada por geografia e os paralelos estão inseridos neste meu interesse.
Depois que descobri que Porto Alegre está no paralelo 30 e a marcação está na frente da prefeitura, comecei a pesquisar onde ele passava ao redor do mundo. Tenho que salientar que aqui o planeta é redondo e o paralelo passa pela África do Sul, oceano Índico, Austrália, oceano Pacífico, Chile e Argentina e retorna para Porto Alegre, Brasil.
Paralelo é a latitude. Latitude é a distância de qualquer ponto da terra em relação ao Equador e ele divide a terra pela metade horizontal, então temos latitude ao norte e latitude ao sul.
Que bom que moramos ao sul porque de acordo com o Chico não existe pecado. Lembra?
          Não existe pecado do lado de baixo do equador
          Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor
          Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
          Um riacho de amor
          Quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo
          Que eu sou professor...

Bons tempos com Chico.

Norte ou Sul
Bem, estive na “Cidade da Metade do Mundo”, perto de Quito, onde fica o monumento da Linha do Equador. É lá que fica marco que representa a divisão do nosso mundo. É naquele ponto, na América do Sul, a latitude 0°0’0″.
É um lugar muito agradável, com uma enorme praça que abriga além do monumento, um pequeno museu de ciências, planetário, salas educativas sobre a participação da França nestas pesquisas que determinaram o ponto da linha do Equador. Claro que tem uma praça de alimentação e as lojinhas que sempre nos fascinam.
Ao lado, bem perto da cidade da Metade do Mundo, tem um outro espaço também dedicado à linha do Equador. É mais simples, mas é lá que podemos observar como a água descendo pelo ralo gira no sentido horário no hemisfério sul, no sentido anti-horário no Norte e simplesmente não gira sobre a linha do equador. É inacreditável. A distância dos recipientes é de um metro. Parece mágico e os físicos vão arrancar os cabelos com esta minha observação, mas é mágico.
É o ponto alto do passeio.
Gostei deste passeio e tirei muitas fotos com um pé em cada hemisfério. Divertido.
Leste x Oeste
As marcações geográficas dividem a terra também em outro sentido. São os meridianos que são as linhas opostas. Agora verticais. A terra foi fatiada a partir do meridiano de Greenwich e que a divide em leste e oeste. Greenwich é considerado o meridiano zero, a partir do qual são contadas as distâncias.
Houve muitas disputas para escolher qual observatório determinaria o meridiano zero. Se fosse a França seria Meridiano Paris, se fosse a Espanha seria Meridiano Cádiz, com Portugal seria Meridiano Coimbra, mas isto foi em 1884 e a Inglaterra era a grande potência da época e isto explica a escolha.
Então longitude é a distância de um ponto até meridiano Greenwich, mas é necessário indicar se é a leste ou oeste.
Greenwich
Ir a Greenwich, um bairro de Londres, onde está localizado o Observatório Real, é um prazer. Fui de barco pelo Tâmisa, observando
nas margens os prédios de antigos armazéns transformados em moradias.
Para acessar o observatório, passamos pelo grande e delicioso Greenwich Park.  É uma esplanada com uma grama penteada de tão uniforme. Basta olhar e dizer: é um parque inglês e não precisa nem pesquisar DNA. É um dos parques mais emblemáticos de Londres, é considerado o mais histórico de todos os Parques Reais. São 74 hectares de áreas verdes amplas e deliciosas para um piquenique.
É interessante visitar o observatório Real que abriga muitos instrumentos científicos e aborda todo este universo de pesquisa e claro, tem a linha do meridiano. Novamente fotos com um pé a oeste e outro a leste.
Mas o bairro de Greenwich tem muito a visitar. Por exemplo o Maritime Greenwich que é um conjunto de edifícios que são um símbolo arquitetônico inglês, e o complexo é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Museu Marítimo Nacional é o maior museu marítimo do mundo com uma coleção que abrange trabalhos mapas e gráficos, e milhares de outros objetos. Como a Inglaterra teve um papel importante para o comércio marítimo, há exibições históricas muito, muito interessantes.

O Cutty Sark é um museu diferente, está situado em um lendário veleiro do século XIX que foi de extrema importância na história inglesa, inclusive para o transporte de chá.
O Greenwich Market
é considerado como um dos melhores dos mercados cobertos de Londres. Uma das lojas muito legal é a Arty Globe, com vários itens de mapas coloridos e divertidíssimos, a maioria feitos pelo Hartwig Brawn, um artista maravilhoso. Adorei.
Sem esquecer Palácio de Placentia, lugar de nascimento de três monarcas da Inglaterra: Henrique VIIIMaria I e Isabel I. O palácio foi demolido e substituído pelo Hospital de Greenwich, atual Velho Real Colégio Naval (The Old Royal Naval College) no final do século XVII.  E tem muito mais. Vale a pena dedicar um dia inteiro para conhecer este lugar.
Enfim, ao norte ou ao sul, a leste ou a oeste é uma delícia perambular por aí.