sábado, maio 30, 2020

Um delicioso fim do mundo - 2 Patagônia argentina



Fui primeiro a Patagônia do lado da Argentina em que a protagonista continua sendo a natureza.
Ushuaia é uma cidade muito agradável, encantadora, que fica no arquipélago da Terra do Fogo a beira do Estreito de Beagle. Muitas pessoas provenientes de diversos locais escolheram viver neste lugar lindo, mas com um clima severo no inverno.
Eles vivem do turismo, na época do verão deles, normalmente com restaurantes, pousadas e hotéis. No inverno, eles convivem entre si, realizando jantares, bate papos. Quase uma confraria. Quem me contou isto foi uma carioca que já está lá há muitos anos.
Mas me interessava a história do local e dois ícones: Farol do Fim do Mundo e o Trem do Fim do Mundo.
A história da Terra do Fogo é como todas as histórias das Américas. Começou há mais de 11 mil anos, com a habitação de povos indígenas e, que ao longo do tempo foram dizimados. Dando um pulo na linha do tempo, somente em torno de 1800 que os europeus ‘descobriram’ o que hoje é a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães.
Ushuaia foi fundada em 12 de outubro de 1884  e tornou-se verdadeiramente um território argentino. A cidade mais austral do mundo.
O que foi determinante para o desenvolvimento desta pequena cidade foi a construção de um enorme presídio – 1902 a 1947 – de segurança máxima, destinado a receber condenados de todo o país.
Em 1947, devido a um decreto presidencial, o presídio foi fechado e, assim, se encerrou uma parte importante história de Ushuaia.
O presídio foi transformado no famoso Museo del Fun del Mundo, onde é exibido, além de muitas curiosidades da cidade, em seu pátio, uma réplica do Farol de San Juan de Salvamento.

Júlio Verne quando escreveu o seu livro “ Farol do Fim do Mundo”, pesquisador e estudioso de geografia, localizou como
cenário da história o Farol de San Juan de Salvamento da ilha dos Estados.
Mas agora, o que conhecemos como “Farol do Fim do Mundo” é, na realidade, Farol Les Éclaireurs da ilha no estreito de Beagle.
O que povoava a minha imaginação e hoje, também, é o cartão postal de Ushuaia, é o Les Eclaireurs.
Quando o vi, fiquei muito emocionada. Ele foi mais que um farol que sinalizava e ajudava os marinheiros. Ele é pequeno, a ilha em que ele está é minúscula, mas parece um gigante, senhor daqueles mares. Ele personifica solidão e persistência.
O “Trem do Fim do Mundo” é a linha de ferro mais austral do mundo -  conduzia os presos do Presídio de Ushuaia aos campos de trabalho, situado no atual Parque Nacional Tierra del Fuego.
Para que, além de ficarem ocupados, era para abaterem árvores e produzirem material para construção do presídio. Hoje, dos 25 km iniciais, podemos percorrer pouco mais 7 km, saindo de uma estação romântica e em um trem réplica da época.
É um passeio pela floresta, por paisagens lindas acompanhadas pela trilha sonora produzida pelos ruídos típicos do trem.
Há muitos outros passeios, de barcos, por trilhas, visitas às fazendas de pioneiros ou centros de estudos da baleia que podemos realizar. Vale a pena.